Páginas

06/11/2009

Fungos

Na natureza há diferentes tipos de fungos. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples, tendo inúmeras diferenças. Existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Há também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição, e os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos, como, por exemplo, a penicilina.

Os fungos são um vasto grupo de organismos heterotóficos
classificados como um reino pertencente ao EuKaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos e muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Já foram descritas cerca de 70.000 espécies

Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planeta e incluem importantes decompositores e parasitas. Fungos parasitas infectam animais, incluindo humanos, outros mamíferos, pássaros e insetos, com resultados que podem levar a morte. Outros infectam plantas, causando doenças como o apodrecimento de troncos e aumentando o risco de queda das árvores.
A grande maioria das plantas vasculares têm associações simbióticas
com fungos, a nível da raiz, ao que se dá o nome de micorrizas. Esta associação ajuda as raízes na absorção de água e nutrientes.

Alguns fungos, usualmente ascomycetes, vivem como líquens. Um líquen é uma relação simbiótica muito estreita entre um fungo e um organismo fotossintético, usualmente uma cianobactéria ou uma alga verde, e comporta-se de forma tão semelhante a um organismo único que são classificados em gêneros e espécies.
À primeira vista, os fungos são pouco interessantes. Mas eles contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes em inúmeras formas no nosso cotidiano.

E assim como grande parte de nossa fauna e flora, algumas espécies de fungos já se encontram em extinção. E sabendo da grande importância dos Fungos, seja medicinal, fabricação de alimentos, ou até mesmo dentro da teia alimentar, é nosso dever levantar mais essa bandeira em busca de pesquisas e estudos sobre essas pequenas espécies.

CURIOSIDADE!!!

O maior ser vivo do planeta é o fungo Armillaria ostoyae conhecido popularmente como "cogumelo-do-mel". Possui um tamanho aproximado de 8,8 milhões de metros quadrados (área equivalente a 1220 campos de futebol). Ele não para de se espalhar pelos subterrâneos de uma floresta em Oregon, nos Estados Unidos. Na superfície, existe uma infinidade de cogumelos que formam o Círculo das Fadas. Estima-se que ele tenha surgido há mais de 2,4 mil anos como uma partícula minúscula. Lentamente foi abrindo caminho entre as raízes das árvores até matar todas.

Fonte:http://www.todabiologia.com/microbiologia/fungos.htm



Nosso Planeta!!!