Páginas

07/12/2009

Preservando o Manguezal!!! Exemplos de vida...

 O ambientalista José Luís de Castro Ferreira fundou uma associação para cuidar do Manguezal do Jequiá. Ele é personagem da coluna Rio Legal.



Os manguezais são áreas de vegetação costeira fundamentais para a vida de centenas de animais. Hoje, só existem seis manguezais no município do Rio, e a preservação de todos eles depende da ajuda de voluntários.
O ambientalista José Luiz de Castro Ferreira ajuda a preservar o Manguezal do Jequiá, na Ilha do Governador. Ele fundou uma associação para manter o manguezal limpo e atrair o interesse pela ecologia.
“Os manguezais são áreas invadidas pela água. Só nesses ambientes existe essa pluralidade de espécies”, explica José Luiz. “Nós temos que preservar a natureza. Não podemos jogar lixo no mangue, se não os peixes, caranguejos e siris vão morrer”, destaca um menino que participa do projeto.
“Muitas árvores do mangue estão morrendo por causa de obras realizadas sem o estudo de impacto ambiental. As obras modificaram a circulação da água e as árvores ao resistiram”, explica o ambientalista.
Como parte do trabalho de conscientização, José Luiz coordena o grupo musical Siri na Lata, formado por crianças e adolescentes, filhos de pescadores.
O lixo recolhido no Manguezal do Jequiá é transformado nos instrumentos da banda, e os temas das músicas são o combate à poluição e a conservação da natureza.

Jornal RJTV - Rede Globo