Páginas

18/06/2010

Logomarca Oficial - Carimbo Kamaiurá

Maranhão abriga a maior população de peixe-boi marinho


Maior reserva de peixe-boi marinho do Brasil — tem três áreas de preservação ambiental que servem como observatório — estado luta para preservar a espécie ameaçada de extinção.



Com 640 quilômetros de extensão, o Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil. Essa característica aliada ao manguezal mais preservado do país faz com que o estado abrigue a maior população de peixe-boi marinho de toda a costa brasileira. O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 1993, revelou que na época existiam apenas 500 animais dessa espécie no Brasil. Nenhum estudo mais recente foi realizado, mas com o elevado número de mortes de peixe-boi marinho, estima-se que essa quantidade seja ainda menor atualmente.


Os peixes-bois marinhos estão presentes no litoral dos estados do Norte e Nordeste brasileiro, sendo que a maior incidência é no Maranhão. A preferência da espécie por esse estado é o manguezal preservado, já que esses mamíferos se alimentam de plantas. “Essa espécie está mais presente nas áreas de manguezal preservado porque se alimentam da vegetação do local. Cada peixe-boi marinho come diariamente até 13% do seu peso”, comenta o secretário de Meio Ambiente do município de São José de Ribamar (Semma), José Isaac Buarque de Holanda.


Apesar de estarem presentes em todo o litoral do Maranhão, os peixes-bois marinhos estão mais concentrados em três locais do estado: na Praia de Guarapiranga, em São José de Ribamar, em Ponta das Pedras, no município de Alcântara, e na Ilha do Gato, na Baía do Tubarão em Humberto de Campos. Todas essas regiões são áreas de preservação ambiental e servem como observatório da espécie para a base maranhense do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA).
 
Marcela Mendes
marcelamendes.ma@dabr.com.br