Páginas

07/12/2009

Preservando o Manguezal!!! Exemplos de vida...

 O ambientalista José Luís de Castro Ferreira fundou uma associação para cuidar do Manguezal do Jequiá. Ele é personagem da coluna Rio Legal.



Os manguezais são áreas de vegetação costeira fundamentais para a vida de centenas de animais. Hoje, só existem seis manguezais no município do Rio, e a preservação de todos eles depende da ajuda de voluntários.
O ambientalista José Luiz de Castro Ferreira ajuda a preservar o Manguezal do Jequiá, na Ilha do Governador. Ele fundou uma associação para manter o manguezal limpo e atrair o interesse pela ecologia.
“Os manguezais são áreas invadidas pela água. Só nesses ambientes existe essa pluralidade de espécies”, explica José Luiz. “Nós temos que preservar a natureza. Não podemos jogar lixo no mangue, se não os peixes, caranguejos e siris vão morrer”, destaca um menino que participa do projeto.
“Muitas árvores do mangue estão morrendo por causa de obras realizadas sem o estudo de impacto ambiental. As obras modificaram a circulação da água e as árvores ao resistiram”, explica o ambientalista.
Como parte do trabalho de conscientização, José Luiz coordena o grupo musical Siri na Lata, formado por crianças e adolescentes, filhos de pescadores.
O lixo recolhido no Manguezal do Jequiá é transformado nos instrumentos da banda, e os temas das músicas são o combate à poluição e a conservação da natureza.

Jornal RJTV - Rede Globo

Um comentário:

  1. Olá Sr. José Luiz muito lindo este trabalho.
    eu me chamo Mario Alexandre, moro em Magé e tenho um sonho.
    O meu sonho é reflorestamento do maguezal deste fundo de baia digo praia da piedad, mauá, ipiranga entre outras, setundo fiquei sabendo, tem uma agenda 21 que acontecerá aqui em magé no dia 25 poximo mariopormage@gmail.com

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADO!!! LEAVE A MESSAGE!!