Páginas

19/05/2009

Diário de Bordo – Maio, 16 – 2009

Interessante começar o nosso diário com um assunto já bastante colocado por muitos, conscientização ambiental.
No dia 20 de abril estivemos na área do manguezal do Araçagy, precisamente no Porto 400, para efetuarmos mais uma etapa de nossa pesquisa.
É engraçado perceber que as pessoas associam o mangue como depósito de lixo, área fétida, sem nenhuma utilização e esquecem ou ainda não atentaram que o manguezal é uma área de reprodução de muitos animais que servem para o próprio sustento, por ser um ambiente costeiro, de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, e que a flora existente também auxilia na deposição de oxigênio no ambiente.
Observamos, em muitas brincadeiras e sérias conversas, que a população local assim como os visitantes não tem a menor idéia do impacto que causam quando descartam seus lixos na área do mangue.
Esse lixo descartado no manguezal pode, nas subidas das marés, ser levado diretamente para o mar, rios, tendo assim uma agressão maior do ambiente e vice-versa, obtendo uma diminuição da fauna como caranguejos, peixes, etc.
A nossa coleta, que levou um dia de muito suor e trabalho, obteve uma quantidade bem significativa de lixo descartável na área, de 20 a 30 kg de sólidos. Lembramos que os descartáveis são de fácil e prática utilização – usar e descartar – contudo essa praticidade não é suficiente quando comparamos o tempo levado para esse degradar no ambiente, 450 a 500 anos.
Aqui o lixo foi a idéia de chamar a atenção para que a poluição e uso irresponsável do manguezal seja observada e reparada de forma rápida.

A conscientização está ligada com a nossa capacidade de conhecer os nossos valores, aprovando ou reprovando os nossos atos, elevando a nossa honra, obter conhecimento.

Karla Conde - Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!!! LEAVE A MESSAGE!!