Páginas

19/07/2009

De onde vem o nome Mangue???


Muito já se falou e escreveu sobre a origem da palavra mangue (ou manguezal) e sobre a origem da palavra mangrove em inglês; quase tudo o que se disse não tem sentido. Esse substantivo coletivo designa um ecossistema formado por uma associação muito especial de animais e plantas que vive na faixa entremarés das costas tropicais baixas, ao longo de estuários, deltas, águas salobras interiores, lagoas e lagunas. O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (1952) diz que mangue é "palavra de origem obscura", e, de fato, ela não deriva nem do latim nem do árabe. O Grande Dicionário da Lingua Portuguesa dá a definição correta de mangue: "Solos pantanosos à margem de lagoas e estuários; margens pantanosas de rios e portos; mangues são florestas ao longo de rios até o limite superior atingido pela água do mar". Em francês, as árvores de mangue são chamadas de palétuviers, eo dicionário Petit Robert diz que a palavra foi usada pela primeira vez em 1614 e que deriva de appariturier, que, por sua vez deriva da expressão tupi apara-hiwa (árvore torta, onde apará quer dizer árvore). O termo para mangue ou manguezal em tupi-guarani é guaparijitiba ou guaparahyba, onde gua quer dizer baía, pará mar ou grande rio (estuário) e ybá árvore - uma boa descrição de mangues. O mistério foi finalmente resolvido em conversa com o Dr. E.S. Diop, do Senegal, que me disse que, em sua língua materna, o wolof, lingua nacional do Senegal, mangue é como se chamam os manguezais, sendo a pronuncia exatamente igual à do português. Acrescentou o Dr. Diop que os povos dos "rios do Sul" (até Guiné-Bissau, por exemplo, no rio Geba) utilizam a palavra ou manglemangli. Aí está a explicação da palavra espanhola mangle. Nos ultimos anos da década de 1870 foi publicado um Manual para a Conservação das Terras Inúteis, sendo assim chamados os Suderbans, provavelmente a maior área do mundo de manguezais initerruptos, que ocupam os deltas fundidos dos dois grandes rios, o Ganges e o Bramaputra. O Nome, isto é, a Essência e a Forma, começa agora a ser mais bem compreendido através da pesquisa; esperemos que os manguezais do mundo venham a ser usados e gerenciados com mais e melhor critério. Os manguezais têm agora maior probabilidade de ser respeitados pelo que são.
Escrito por Marta Vannucci (Manguezais e Nós, 2002)

2 comentários:

  1. Os senhores estão corretíssimos nas suas explicações. Concordo em tudo. Como Professor de Geografia, em se tratando do Meio Ambiente, sempre tive certas dificuldades, pois na nossa região, a Amqazônia, e mais precisamente no Amazonas, as nossas áreas alagadas são denominadas de Várzeas Baixas.

    ResponderExcluir
  2. Pensava que a mistura da fauna e da flora+ a lama dava nome ao ambiente e veja que esta imagem veio para o ambiente urbano, como prostibulo.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU RECADO!!! LEAVE A MESSAGE!!