Páginas

04/09/2009

Sobre as Árvores do Mangue...

Embora as adaptações sejam variadas existem apenas 7 espécies de árvores de mangue distribuídas pelas Américas. Seis dessas espécies são encontradas ao longo da zona costeira do Brasil e da Amazônia brasileira. Somente uma espécie de mangue, conhecida como "pinuela", Pelliciera rizophorae Planch. & Triana, é encontrada nos países da América Central e do Sul banhados pelo oceano Pacífico. Essa espécie não ocorre no litoral do oceano Atlântico e está distribuida desde a Costa Rica até a Colômbia (Tomlinson, 1986).
Na zona costeira da Amazônia brasileira, seis espécies arbóreas formam toda a paisagem dos manguezais. Essas plantas apresentam ampla distribuição regional, com mais de 100 espécies de plantas associadas, que são comuns nos ecossistemas costeiros adjacentes (ex. terra firme, várzea-de-maré, igapó, campo, etc.) (Abreu, 2007).
 

Os frutos produzidos pelas árvores de mangue são dispersos pela água das marés. Eles possuem as mais diferentes formas. O mangueiro, ou mangue-vermelho (Rizophora), por exemplo, possui um fruto comprido, cilíndrico, mais popularmente conhecido como "caneta-do-mangue". Eles germinam na própria árvore-mãe, por isso são chamados de vivíparos. Os frutos da siribeira ou mangue-preto (Avicennia) também germinam na árvore-mãe, mas são cobertos por uma pele, o pericarpo. As árvores do mangue apresentam tambem diversas adaptações para eliminar o sal do seu organismo. O mangueiro, por exemplo, controla a quantidade de sal através da perda de folhas velhas que acumulam bastante sal. A siribeira, por sua vez, elimina o sal através de muitas glândulas pequenas localizadas na superfície das folhas, por isso são encontrados muitos cristais de sal nas folhas dessa espécie. Já as árvores de tinteira ou mangue-branco (Laguncularia) apresentam glândulas na lateral do pecíolo (talo da folha), na base da folha, por onde é eliminado o sal (Tomlinson, 1986).

Livro: Replantando os Manguezais (Técnicas de Reflorestamento) - Projeto REDEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!!! LEAVE A MESSAGE!!