Óleo de Cozinha, o que fazer com ele?
Pra quem não sabe, o óleo de cozinha é extremamente poluente e jamais pode ser jogado no solo ou pela pia. Segundo a Sabesp, um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Se você lembrar que somente 1% da água do planeta é potável, dá pra ter uma idéia do tamanho do estrago que você pode fazer ao jogar na pia inocentemente aquele óleo que sobrou da batata frita.
Então, o que fazer com o óleo usado?
A Sabesp recomenda que se coloque o óleo frio em garrafas PET e se descarte junto com o lixo orgânico (não reciclável). O Instituto Akatu aconselha que se faça sabão, numa receita bem simples, mas que requer muito cuidado pois envolve soda cáustica. Com a técnica correta, o óleo pode ser transformado em combustível.
Algumas dicas:
* Prefira usar o forno do que a frigideira. Além de (muito) mais saudável, você economiza óleo e diminui a chance de ele ser jogado na natureza;
* Jamais jogue o óleo usado em frituras na pia ou no solo. Coloque-o em garrafas PET, deixe uma boa quantidade acumular e então descarte com o lixo não reciclável;
* Entregue-o a entidades que fazem o seu reaproveitamento;
* Faça sabão caseiro, seguindo a receitinha abaixo:
Receita de sabão caseiro:
Material utilizado:
5 litros de óleo comestível usado
2 litros de água
200 ml de amaciante
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
Passo-a-passo:
1 - Misture o óleo e a soda
2- Coloque cuidadosamente a água fervente. Mexa.
3- Adicione o amaciante. Mexa novamente.
4- Mexa até formar uma mistura homogênea.
5- Jogue a mistura em uma forma e espere secar bastante.
6- Corte as barras e pronto!
Dica: Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica.
Obs: Todo cuidado é pouco, se a soda entrar em contato com a pele, pode provocar queimaduras. Não deve ser feito por crianças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO!!! LEAVE A MESSAGE!!