Páginas

10/12/2010

MARINHA QUER VENDER ÁREA DO PARQUE DOS MANGUEZAIS


Recife tem como uma de suas mais marcantes características o encontro e a força das águas. Mar, rios,pontes, córregos, canais estão por toda parte e muitos problemas estruturais da cidade são resultado direto da falta de planejamento e de respeito com as características naturais da cidade.

No mês de Outubro a Marinha do Brasil abriu o edital público 01/2010 que coloca a venda a área do Parque do Manguezais, situado entre os bairros do Pina,Boa Viagem e Imbiribeira. A formação do parque deve-se à confluência das águas dos rios Jiquiá, Jordão, Tejipió e Pina que, associados à desembocadura do braço morto do Capibaribe e às águas oceânicas, atuam na constituição do Estuário do Pina. 

O Parque dos Manguezais é uma área de preservação permanente, por força do art. 2º, “f”, da Lei Federal nº 4771/65, e tem uma área total de 316 ha, sendo 225,82 ha. de cobertura vegetal do mangue, umas das maiores reservas de manguezal em área urbana do mundo. Sua preservação é incomensurável para o equilíbrio ecológico e a qualidade ambiental,envolvendo a proteção do sistema hídrico, do solo, do relevo, e da biodiversidade, além de contribuir para o desenho paisagístico da cidade, possibilitando melhor qualidade na saúde e vida das pessoas. 

Vamos lutar para não deixar que a especulação imobiliária atue de forma desordenada e transforme nossa cidade em amontoado de pedra e cimento.

Para saber todos os detalhes da absurda proposta de venda pela Marinha do Brasil

https://www.mar.mil.br/com3dn/sub-paginas/licitacao.html


DIVULGUEM, COMPARTILHEM!

Centro Escola Mangue – Pedagogia Ambiental
(81) 3327.1572 / 8751.2336
Rua Afrânio, 273, Brasília Teimosa
Recife - Pernambuco
www.escolamangue.org

09/12/2010

Festival Manguezais do Brasil

De 23 a 26 de novembro de 2010, aconteceu em São Luis – Maranhão o Festival Manguezais do Brasil, realizado pelo CNPT, Projeto Manguezais do Brasil (GEF Mangue)/ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas com o objetivo de divulgar e sensibilizar a opinião pública nacional para a importância social, ambiental e cultural dos ecossistemas manguezais, e do Brasil no cenário internacional, em relação a este ecossistema, bem como promover um intercâmbio de saberes e fazeres entre os povos da maré.
Contou com várias coordenações, e o Projeto Kamaiurá deu a maior força para que tudo desse certo! O Projeto soi responsável pela coordenação de exposição fotográfica e de cinema!
O evento contou com comunidades tradicionais de todo o Brasil! Muita música, natureza e conhecimento foi a resposta deste evento maravilhoso!

O evento aconteceu no Hotel Luzeiros, Rua João Pereira Damasceno, n. 2, Ponta do Farol, Praia da Ponta D’areia, fone: 3311-4949, e no Centro Histórico de São Luis.


















Confira a matéria em nosso site!
www.projetokamaiura.webnode.pt

21/11/2010

IV Encontro Maranhense de Manguezais

Durante a semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu o IV Encontro Maranhense de Manguezais, liderado pela Prof. Flávia Mochel e a equipe do Laboratório de Manguezais da UFMA (LAMA)!!!
 A Semana contou com stands de várias empresas, orgãos públicos, universidades e ONG´s que apresentaram seus trabalhos relacionados ao tema. 
O Encontro reuniu palestrantes com conhecimentos variados, todos relacionados ao ecossistema de manguezal.

Confira as fotos deste evento maravilhoso!!! 


 Nosso Planeta!!! Onde estamos e para onde vamos?

 Neila Nunes e Gustavo Gonsioroski

 Neila Nunes e Adryand Cesary



 Ponte do São Francisco

 Magnólio, educador ambiental!

 Nossa exposição fotográfica!

Prof. Bruno Gueiros, ótima palestra!

 Profa. Flávia Mochel e Prof. Adryand Cesary

 Nádia, Eliene, Neila, Chicão, Flávia e Magnólio!

 A alegria de viver do que se ama!


O Evento foi muito edificante para o Projeto Kamaiurá, e com certeza para todos os seus idealizadores!

Abraços Lamosos a Todos!!!


18/11/2010

ÁGUAS E FLORESTAS EM PERIGO! DIGA NÃO À DEGRADAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL!


O Código Florestal, lei que protege o patrimônio natural brasileiro, está sob grave ameaça. Tramita no congresso uma proposta de reformulação incoerente e sem base científica, movida por interesses retrógrados.
 
  Se aprovada, milhões de hectares onde deveria ser protegida a vegetação nativa estarão livres para o desmatamento. Além disso, as áreas já desmatadas irregularmente não precisariam ser reflorestadas.
 
  Isto trará impactos catastróficospara o equilíbrio das águas, solo e clima, assim como para a vida de plantas, animais e seres humanos.

Esteja sempre informado das Leis ambientais do nosso País, para que possamos cobrar juntos daqueles que estão com o dever de cuidar do nosso patrimônio natural!!!

O Projeto Kamaiurá apoia esta idéia, e ajuda a contribuir com nosso bem estar!

05/11/2010

II Ação de Concientização "Mangue Limpo" - Foi um Sucesso!!!

Aconteceu no dia 30 de outubro de 2010 a II Ação "Mangue Limpo!!!

Nosso propósito principal foi alcançado e conseguimos recolher mais de 300 kg de resíduos sólidos do manguezal do Araçagy. O evento contou com a participação de 70 pessoas das mais diversas categorias da sociedade, e o trabalho de conscientização para todos foi maravilhoso!

Obrigado a todos que participaram deste evento! Vocês ajudaram a mudar uma parte do nosso planeta!

Confira todo o evento!
















O Projeto agradece a participação de todos!

Todas as fotos do evento estão disponíveis em nosso site:

www.projetokamaiura.webnode.pt

21/10/2010

Visitem e Participem!!!


O Projeto Kamaiurá faz parte da organização do evento!!! Por isso contamos com todos vc´s para divulgarem esse evento maravilhoso que será realizado em São Luís!!!

14/10/2010

Manguezais do mundo retrocedem a taxa alarmante, indica estudo!



ABIDJAN (Reuters) - Os manguezais da Terra estão sendo destruídos até quatro vezes mais rápido do que as outras florestas, causando milhões de dólares em prejuízo em áreas de pescaria e proteção contra enchentes, informou um relatório na quarta-feira.
O estudo encomendado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo The Nature Conservancy indicou que um quinto dos manguezais foi destruído desde 1980 e eles continuam a ser destruídos a uma taxa de cerca de 0,7 por cento por ano por atividades tais como a construção civil e a criação de camarões.
O relatório do "Atlas Mundial de Manguezais" observou que os manguezais fornecem um enorme conjunto de serviços econômicos, agindo como berçários de peixes, armazenando carbono e proporcionando defesas poderosas contra enchentes e ciclones numa época de elevação do nível dos oceanos.
As árvores e arbustos, que crescem em habitats costeiros, também fornecem madeira resistente.
"Dado o valor deles, não pode haver justificativa para mais perda de manguezais", disse Emmanuel Ze Meka, diretor executivo da Organização Internacional de Madeiras Tropicais, que ajudou a financiar o relatório.
O relatório citou evidências de que os manguezais reduziram o impacto do tsunami no Oceano Índico de 2004 em alguns locais.
O documento pede mais ação dos países, em especial aqueles com os maiores manguezais, como Brasil, Indonésia e Austrália - para deter a retração dos estimados 150 mil quilômetros quadrados de cobertura de manguezal em todo o mundo.
"Os maiores impulsionadores para a perda dos manguezais são a conversão direta aos usos da terra para carcinicultura, agricultura e urbano. As zonas costeiras normalmente são densamente povoadas e a pressão para uso da terra é intensa."
O texto citou a Malásia como o país que usa manguezais de propriedade do Estado para controlá-los melhor e evitar o seu declínio.

G1 Globo - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/manguezais-do-mundo-retrocedem-a-taxa-alarmante-indica-estudo.html